Restos de Colecção: Paris em Lisboa

23 de outubro de 2016

Paris em Lisboa

A loja de modas “Paris em Lisboa” é uma das mais antigas lojas de Lisboa, ainda em actividade, e foi inaugurada em Junho de 1894, na Rua Garrett, em Lisboa, pela sociedade “Souza, Monteiro & Comandita”. Foram seus fundadores Artur Lourenço de Souza e Manoel Henriques Pires Monteiro.

“Paris em Lisboa” à esquerda na foto

Acerca da abertura da loja "Paris em Lisboa" o jornal "A Folha de Lisboa", de 1 de Novembro de 1894 escrevia:

« Paris em Lisboa
Este título devéras suggestivo, que, durante algumas semanas, appareceu ahi enygmaticamente pelas esquinas, em cartazes de luxo, serve, desde junho ultimo, para designar a importantissima casa de modas que os srs. Arthur de Sousa e Pires Monteiro, antigos empregados interessados da casa Quaresma, abriram ao Chiado nos. 77 e 79 com entradas tambem pela rua Serpa Pinto nos. 103 a 107, sob a firma Sousa, Monteiro & Commandita (...)
A especialidade do Paris em Lisboa é em sedas, tecidos de lã, veludos, chapeus, altas phantasias e artigos confeccionados, os quaes saem dos seus ateliers, executados com a maxima perfeccção.(...)
Com taes e tantos predicados, não admira, pois, que este novo estabelecimento seja hoje o ponto de reunião da nossa feminilidade elegante, sendo sucessivas e importantes as encommendas que ali se recebem, cada vez augmentando mais e mais os seus creditos. Impossivel se torna, apesar de tudo, ajuizar do valor das nossas palavras, sem entrar na casa a que nos vimos referindo e observar com conhecimento de causa a maneira como n'ella se trabalha, e a profusão de tecidos, ultimos padrões, de figurinos,e, enfim, de todas as minudencias da Moda, que a tornam um verdadeiro centro do hig-life lisbonense, mas do hig-life que tem gosto e aprecia o bom.»

Anúncio que acompanhava o artigo em 1 de Novembro de 1894

12 de Agosto de 1908

Fazendas, sedas e bordados, chegam à clientela chique de Lisboa, vindas da capital da moda, Paris. Poucos anos após a sua abertura, em 1902, a Rainha D. Amélia honra à loja "Paris em Lisboa", concedendo-lhe a mercê de "Fornecedores de Sua Real Casa". 

«O conde de Sabugosa, Mordomo-Mór de Sua Majestade A Rainha, comunica aos snrs. Souza e Monteiro, com estabelecimento de modas no Chiado nº 77 que a Mesma Augusta Senhora se digna conceder-lhes mercê de se intitularem fornecedores de Sua Majestade A Rainha.»

Nos seus ateliers confeccionavam-se muitos dos fatos mais elegantes que vestiam a nossa sociedade de então.

18 de Dezembro de 1914

Em 22 de Março de 1920, passou a denominar-se “A. de Sousa, Lda.”. ficando constituída por Artur Lourenço de Sousa, Dr. Francisco Júlio Martins Sequeira e Carlos de Sousa Gomes, sobrinho do fundador. 

O sócio Arthur de Souza, era também proprietário da loja “Lanifícios da Moda” na esquina da Rua Augusta com a Rua da Assumpção, em Lisboa.

“Lanifícios da Moda” dentro do círculo desenhado, na Rua Augusta em 5 de Outubro de 1911

Participação da actriz Berta Cardoso e do actor Alves da Cunha na “Semana dos Artistas” em 21 de Janeiro de 1928

 

Em 26 de Novembro de 1936 verificou-se nova alteração no pacto social da firma e nova denominação, formando-se a sociedade "A. de Sousa & C.ª, Lda.", entre Carlos de Sousa Gomes, Francisco Machado e Eduardo Alves de Sousa Gomes.

Os anos 30 do século XX trazem uma mudança de hábitos de consumo, obrigando a uma transformação no comércio. Foram nessa altura criadas as secções de perfumaria, meias e dos artigos de casa. Os tecidos são agora reis das vendas. Lãs, malhas, sedas e algodões passam dos balcões da loja para inúmeros ateliers de costura. A perfumaria instala-se em lugar nobre da loja e vende perfumes e outros artigos de beleza. As meias chamadas de vidro, fazem também a sua aparição com enorme sucesso.

Após o falecimento do sócio Carlos de Sousa Gomes, ficaram na sociedade apenas a sua viúva Maria da Glória Braga Ramalhete de Sousa Gomes e seu filho Eduardo Alves de Sousa Gomes, a quem, em 1946, estava entregue a gerência do estabelecimento.

Ateliers de costura da loja de modas “Paris em Lisboa”

1911 Paris em Lisboa.1 1911 Paris em Lisboa.2

1911 Paris em Lisboa.5

  

Durante a II Guerra Mundial figuras de relevo das sociedades europeias visitavam, ou passavam por Lisboa e eram clientes da loja “Paris em Lisboa”.

As décadas de 50, 60 e 70 do século XX, foram épocas de grande prosperidade e de contínuos melhoramentos. A oferta era, como sempre, de enorme qualidade e variedade. É, então, inaugurada a secção de malhas e pronto-a-vestir, inéditas até então. Com a revolução de 1974, novos hábitos de vida e consumo aparecem. Já com os artigos de vestuário confeccionados que fazem parte da oferta da “Paris em Lisboa”, remodela-se a secção de roupas de casa que ocupará toda a loja nos anos seguintes, com o fim da venda de tecidos a metro para vestuário.

 

Data de 2006 a última grande alteração que alargou esta mesma secção pelo três pisos existentes. Roupa de cama, de mesa e de banhos são hoje expostas nos 3 pisos da loja.

“Paris em Lisboa” actualmente

 

 

Bibliografia: últimos parágrafos baseados no texto histórico do site oficial da “Paris em Lisboa”. Uma ressalva: o referido texto indica o ano de 1888 como o da abertura deste estabelecimento mas, como se poderá constatar pelo excerto do artigo que reproduzi no início, a loja “Paris em Lisboa” abriu em Junho de 1894.

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca Nacional Digital, Paris em Lisboa

3 comentários:

alfacinha disse...

Parabens com esta linda reportagem
Abraço

PNLima disse...

Excelente! Continuo a ter vontade de lá entrar! Das poucas lojas que não cederam e desapareceram.

Mariana Isabel disse...

Parabéns aos proprietários, que numa época em que o descartável impera,conservam um espaço de qualidade e requinte em Lisboa.