Restos de Colecção: Hotel de Turismo de Castelo Branco

25 de junho de 2014

Hotel de Turismo de Castelo Branco

O "Hotel de Turismo" de Castelo Branco, propriedade da "Empresa do Hotel de Turismo", e projectado pelo arquitecto António Reis Camelo, foi inaugurado em 30 de Maio de 1945. Estiveram presentes o director do SNI António Ferro, os governadores civis de Castelo Branco e Vila Real, representante da Câmara Municipal de Lisboa, o sub-director da “Emissora Nacional”, outras entidades oficiais, jornalistas e outros convidados.

“Hotel de Turismo” no ano da sua inauguração 1945

Enquadramento do “Hotel de Turismo” no Passeio Público (hoje Praça do Município) de Castelo Branco

«Aos desejos da nossa Câmara Municipal que arcou com as despesas de adaptação, beneficiação, ajardinamento, pinturas, instalação de aquecimento central em todo o vasto edifício e de águas quentes e frias em todos os quartos e apartamentos, correspondeu suficientemente um grupo de dedicados albicastrenses que tomaram à sua responsabilidade o mobiliário, decoração e apetrechamento do Hotel que fica sendo um dos bons hoteis de Portugal». in jornal “Beira Baixa”

De referir que todos os quartos e apartamentos já possuíam casa de banho privativas, com todos os andares e serviços equipados com telefones ligados ao PBX da telefonista na recepção. «Na cave, a cosinha reune as melhores condições de asseio, com seu frigorifico espaçoso e um serviço de monta-cargas para serviço da sala de jantar e quartos.»

Na foto anterior o “Hotel de Turismo” com a sua vizinha “Caixa Geral de Depósitos Crédito e Previdência” instalada num edifício projectado pelo arquitecto Luís Cristino da Silva.

«O novo hotel, em edifício de boas proporções, está decorado com gôsto moderno e simples, sem luxo, mas com agradável aspecto.
O mobiliário e os arranjos interiores obedecem ao mesmo bom gôsto. Além dum bar o novo hotel tem aprazível jardim e ampla garagem.». in jornal “Diário de Lisboa”

O “Hotel de Turismo” de Castelo Branco seria demolido em 1974 e esta cidade ficaria privada de uma unidade hoteleira durante quase 20 anos, até ser inaugurado o “Hotel Rainha D. Amélia “ da cadeia internacional “Best Western”, em  18 de Dezembro de 1992.

“Hotel Rainha D. Amélia “

Actualmente, no lugar do “Hotel de Turismo” …

1 comentário:

PCM disse...

Como se demoliu um edifício, que tanto valorizava arquitetonicamente a cidade?