Restos de Colecção: Centro Nacional Suíço do Turismo

18 de setembro de 2013

Centro Nacional Suíço do Turismo

O "Centro Nacional Suíço do Turismo”, projecto dos arquitectos Max Kopp (1891-1984), J. Hunziker e Jorge Segurado (1898-1990, foi inaugurado em 27 de Junho de 1946 na Avenida da Liberdade em Lisboa.

 

A inauguração contou com a presença do Ministro da Suíça (Embaixador) em Portugal, Maximilien Jaeger,  presidente do "Office Central Suisse du Tourisme", Armin Meili, Siegfried Bittel director do mesmo, e Armand Bourgnon director desta delegação em Portugal. Da parte portuguesa estiveram presentes os Ministros da Educação Nacional, Dr. Caeiro da Mata, e das Obras Públicas e Comunicações, eng. Cancela de Abreu, e os Subscretários de Estado das Comunicações, engº Espregueira Mendes e Obras Públicas, Dr. Pinto Mesquita, entre outras individualidades.

Esta  delegação em Portugal do "Office Central Suisse du Tourisme", também apelidada de "Casa da Suíça", foi um órgão que se destinou a desenvolver em Portugal a propaganda da Suíça, país de invulgares atracções turísticas.

 

A criação do "Centro Nacional Suíço do Turismo”, teve em vista dar maior incremento à propaganda dum país com notáveis recursos de encanto natural, de riqueza arquitectónica e de vínculos históricos merecedores de universal interesse. E a par deste programa, tinha ainda a missão de estreitar, num intercâmbio de recíprocas vantagens, os laços que uniam, e ainda hoje, a Suíça e Portugal nos múltiplos aspectos da sua vida espiritual e económica.

Algumas montras do Centro Nacional Suíço de Turismo

     

    

No almoço que teve lugar no “Aviz-Hotel”, após o «cocktail» da cerimónia de inauguração, o Ministro da Suíça (embaixador) em Lisboa, diria:

«Sabemos, por experiência, que atracção exerce o mar sobre nós, pessoas de terras alpinas, e também que virtudes particulares para nós tem. Não ignoramos, igualmente, quantos atractivos tem a nossa terra de montanhas para os habitantes dos litorais europeus e quais as sua grandes, especiais virtudes terapêuticas. Eis porque nos encontramos aqui - persuadidos de que viveremos em perfeita harmonia.»

1949

Fotos da Embaixada da Suíça, na Travessa do Jardim, à Lapa, em Lisboa

 

Recordo que já em 30 de Outubro de 1943, a Suíça tinha promovido a “Exposição Suíça” noInstituto Superior Técnico”, em Lisboa, a qual pretendeu ser uma mostrar de todos os sectores da indústria, hotelaria, agricultura, turismo e gastronmia suiças. Um artigo específico sobre esta exposição pode ser visitado, neste blog, no seguinte link: “Exposição Suíça em 1943”.

Duas imagens da “Exposição Suíça” no “Instituto Superior Técnico” em Lisboa

 

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: