Restos de Colecção: CEUD - 1969

12 de abril de 2011

CEUD - 1969

Recordando uma passagem do post intitulado “Eleições para a Assembleia Nacional em 1969”, de 6 de Junho de 2010, na etiqueta “Política” …

« CEUD – Comissão Eleitoral de Unidade Democrática, foi uma formação eleitoral oposicionista que disputou estas eleições nos círculos de Lisboa, Porto e Braga, tendo sido rejeitada pelas autoridades a candidatura por Moçambique. Nesta colónia portuguesa a oposição não chegou a acordo para estabelecer listas unitárias, sobretudo em virtude das disputas entre socialistas e comunistas. A CEUD obtém 5,2% dos votos em Lisboa e obtém 7,8% no Porto. Na totalidade dos 3 distritos que concorreu: 20.654 votos (1,8%)

Além do grupo político liderado por Mário Soares, a Acção Socialista Portuguesa (ASP), as candidaturas da CEUD incluíam ainda algumas personalidades católicas, como Francisco Sousa Tavares e Sophia de Mello Breyner Andersen, e monárquicas, nomeadamente o arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles. A formação da CEUD visava sobretudo chamar a atenção do país para a existência dos socialistas, demarcando-se do Partido Comunista Português. »

                             Página do jornal “Unidade Democrática” e recortes de 2 números publicados

  

          

fotos in: Ephemera

Sem comentários: