Restos de Colecção: Cidade da Guarda e Personalidades Históricas

30 de junho de 2010

Cidade da Guarda e Personalidades Históricas

A 18 de Maio de 1907, foi inaugurado o Sanatório Sousa Martins, o primeiro Sanatório da Assistência Nacional aos Tuberculosos, cuja cerimónia contará com a presença do Rei D. Carlos I e a Rainha D. Amélia.

       

Professor Dr. José Tomás de Sousa Martins (1843-1897) chegou a todas as camadas da sociedade. Era inigualável no trato com os seus doentes. Foi um grande professor de faculdade, muito amigo e afável com os seus alunos, e estudioso e combatente contra a tuberculose, acabando por se suicidar para não sucumbir à doença. Tornou-se uma figura venerada pelo meio académico mas, sobretudo, pela população. “Ao deixar o mundo, chorou-o toda a terra que o conheceu. Foi uma perda irreparável, uma perda nacional, apagando-se com ele a maior luz do meu reino”, disse, sobre ele, o rei D. Carlos. Lisboa homenageou-o com uma estátua em frente da Faculdade de Medicina no Campo de Santana.

                                  O consultório do Doutor Fausto Lopo de Carvalho

           

Professor Dr. Fausto Lopo de Carvalho (1890-1970), foi pofessor de Medicina e que desenvolveu a angiopneumografia, com Egas Moniz e Almeida Lima, e dirigiu a Assistência Nacional aos Tuberculosos. Foi presidente da Comissão Executiva da Assistência Nacional aos Tuberculosos (ANT) desde Janeiro de 1931 até 1938. Desde 1934 passou a dirigir a clínica de doenças infecciosas, onde se manteve até se jubilar em 15-5-1960.

                                                                    Largo Serpa Pinto

                

Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto (1846-1900), nascido no concelho de Cinfães em Castelo de Poldras, foi um explorador do sudoeste africano .Depois de ter participado em várias expedições, Serpa Pinto foi nomeado para fazer parte, conjuntamente com Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, da expedição portuguesa ao centro de África em 1877, tendo por missão estudar as relações hidrográficas do Congo, do Zambeze e do Cuango. Foi também administrador Colonial.

                     Largo João d’Almeida                                                          Rua Marquez de Pombal

                       Grande Hotel Egitanense                                             e a Sociedade de Transportes, Lda.

                                               Publicidade ao Hotel Egitanense, em 1935

                                 

Sem comentários: