Restos de Colecção: Primeiros Supermercados

14 de outubro de 2016

Primeiros Supermercados

Faz hoje 55 anos que abria na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa,  em 14 de Outubro de 1961,  o primeiro supermercado em Portugal introduzindo o conceito de «livre serviço». De seu nome, "Supermercado Saldanha", propriedade da recém criada empresa "Supermercados Modelo, Lda."

“Supermercado Saldanha” em foto de 10 de Fevereiro de 1975

13 de Outubro de 1961

Este supermercado de 400 m2 de área,  não era  mais do que uma mercearia maior e melhorada, para a época. mas que marcaria o início de uma revolução comercial no sector.

«Mais do que a área, superior ao formato mercearia, ou o sortido, muito mais largo e profundo, foi a possibilidade de fazer as compras em sistema de livre-serviço, a principal inovação trazida pelo conceito supermercado em Portugal e no mundo. O consumidor ganhava liberdade de movimentos e autonomia na sua circulação pela loja, fazendo as suas escolhas sem necessidade de depender ou ter de recorrer à ajuda de terceiros ou de prescritores.

Localização do futuro “Supermercado Saldanha” (dentro da elipse desenhada)

“Supermercado Saldanha” já instalado (dentro das elipses desenhadas) em fotos de 1969

 

No espaço de loja, em vez de se dirigir a um balcão e esperar a sua vez para ser atendido, o consumidor passava a circular livremente por toda a área de exposição e venda, escolhendo o que queria, ao seu ritmo, só contactando com o pessoal da loja à saída, na hora de pagar os produtos livremente escolhidos. » José António Rosseau in “Hipersuper”.

                                           14 de Outubro de 1971                                                                          1977

 

Entretanto, em 23 de Dezembro do mesmo ano de 1961, abriria o terceiro “Supermercado JAL”, no cruzamento da Avenida Estados Unidos da América com a Avenida de Roma, ao lado do “Café Luanda”. Creio que pertenceria, igualmente, á empresa “Supermercados Modelo, Lda.”, ou terá sido posteriormente adquirido por esta, porque sempre me lembro dele com a designação de  “Supermercado Modelo” na sua porta de entrada.

23 de Dezembro de 1961

Nos anos seguintes, abriria no Algarve o primeiro supermercado da cadeia “Paga Pouco”, em 1963, sendo seguido pelo supermercado “A C Santos”, em 1968 e em Lisboa e, no ano seguinte, a abertura dos supermercados “Ulmar”, em Leiria. O primeiro grande supermercado em Portugal, só surgiria em 1 de Maio de 1970, na Avenida Estados Unidos da América, em Lisboa, o “Pão de Açúcar”, com uma área coberta de 2.000 m2. Ainda hoje existe, pertencente ao “Pingo Doce”.

Primeiro supermercado “Pão de Açúcar” na Avenida Estados Unidos da América, em Lisboa

 

E para recordar alguns preços (em escudos) em 1970 …

Por falar em mudança de hábitos de consumo, e não tendo nada a ver com supermercados, dois dias depois da inauguração do “Supermercado Saldanha”, era inaugurado o primeiro «self-serve» de combustíveis Mobil”, em 16 de Outubro de 1961, na estrada Lisboa-Sintra - actual IC-19 - no Cacém.

16 de Outubro de 1961

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital

5 comentários:

Rosamaria Azevedo disse...


E assim se começou a dispensar pessoal trabalhador, começámos nós a fazer o serviço deles e de graça :( a moda pegou e agora até já somos nós q fazemos as contas na caixa.
Abraço e muito obrigada pela partilha.

José Leite disse...

Pior ... só sermos nós a abastecer o carro de gasolina e quando em pré pagamento maior a chatice.

Anónimo disse...

Só pessoas com formação é que devem fazer o abastecer,não um cidadão comum diz a lei portuguesa são matérias perigosas

Julio Amorim disse...

É quase sempre aqui que se encontra o que se busca sobre Lisboa....
A cidade e os lisboetas agradecem o seu excelente trabalho !

cumprimentos

José Leite disse...

E eu agradeço a gentileza do seu comentário.
Cumprimentos