Restos de Colecção: Hotel Cibra no Estoril

9 de outubro de 2016

Hotel Cibra no Estoril

O "Hotel Cibra" localizado no Estoril, e propriedade do industrial e comendador Joaquim Matias (1899-1981), natural de Paço de Arcos e fundador da “Companhia Portuguesa de Cimentos Brancos - Cibra, SARL”, foi inaugurado em 30 de Outubro de 1957. O edifício do Hotel, projectado pelo arquitecto Filipe Nobre de Figueiredo (1913-1989), com a construção a cargo do empreiteiro Júlio Cismeiro e sob a fiscalização do engenheiro Raymundo Quintanilha Pinto, fazia parte de conjunto a que estava ligado um bloco comercial, com seis estabelecimentos comerciais e bombas de gasolina.

Joaquim Matias (1899-1981)

Localização futura do “Hotel Cibra” e o mesmo em construção

 

Distribuídos por seis andares, o "Hotel Cibra", de 1ª Classe-A e administrado por Alberto Soares,dispunha de 50 quartos que se compunham de antecâmara, casa de banho, quarto de dormir e ampla varanda virada para o mar e baía de Cascais. «Mobilados e decorados com bom gosto, os quartos são ainda dotados, além das instalações de águas quentes e frias, e aquecimento, de telefone, rádio e televisão, bem como de dispositivos eléctricos para chamadas de pessoal, com fiscalização centralizada, de modo a assegurar aos hóspedes um serviço rápido e perfeito.»

Empreiteiros e fornecedores de materiais para a construção




No rés-do-chão ficavam a recepção, salões de estar, sala de pequenos almoços, barbearia, snack-bar. No último andar ficava o restaurante panorâmico e no seu terraço estava instalada uma "boite" com bar anexo. Na cave uma garagem, com estação de serviço.

30 de Dezembro de 1961

«A obra além do gosto moderno que a caracteriza, revela um raro cuidado nos mais pequenos pormenores de acabamentos, em que houve a preocupação, não só da beleza dos materiais empregados, como também da sua qualidade, de modo a criar no hotel um ambiente digno do nosso tempo e digno do Estoril.» citações in: “Diario de Lisbôa”

O "Hotel Cibra" também tinha o "Cibra'S Country Club", junto à “Quinta dos Cedros” no Linhó, entre Estoril e Sintra, composto por piscina, mini-golf, campo de golf com 9 buracos e um lago.

O “Hotel Cibra” depois de adquirido pelo grupo “Vila Galé Hotéis”, e ter sido ampliado, mudou de designação para “Hotel Vila Galé Estoril”, passando a contar com 126 quartos no total onde se incluem os primitivos 50 quartos com varanda e vista para o mar. Este Hotel seria alvo duma profunda renovação em 2013.

O actual “Hotel Vila Galé Estoril” (antigo “Hotel Cibra”)

 

Vila Galé.3

 

 

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Delcampe.net, Vila Galé Estoril

3 comentários:

Anónimo disse...

Grandes recordações que eu tenho deste Hotel e de toda a "Costa do Estoril". Muitas vezes frequentei a discoteca.

Mais uma vez digo, este blog é uma Relíquia Nacional!

Cumprimentos

José Leite disse...

Grato pelo seu amável comentário

Cumprimentos

Hugo Ribeiro disse...

Meu Caro,

muito obrigado pela partilha desta memória.
Com este pequeno texto fiquei a saber a origem do nome do bairro onde cresci, o bairro Joaquim Matias em Paço de Arcos.

Os meus melhores cumprimentos