Restos de Colecção: Empresa de Transportes Galamas

22 de setembro de 2016

Empresa de Transportes Galamas

A “Galamas Mudanças”, foi fundada em 1918 por Raúl Galamas, Alberto Augusto Esteves e Acácio Alípio Domingues, com sede na Rua da Victoria, em Lisboa. Raúl Galamas foi o primeiro empresário a substituir a carroça e o “pau e corda” que os galegos usavam nas mudanças, por viaturas automóveis, tendo-se especializado, igualmente, no transporte internacional tendo sido o  primeiro a estabelecer contactos com as grandes organizações do ramo de todo o mundo.

“Galamas Mudanças” por volta de 1923

1934

Mudanças.2 Mudanças.1

Meios de transporte para mudanças, efectuadas sobretudo por galegos, antes do aparecimento da “Galamas Mudanças

Antes de 1938, o sócio fundador sai da empresa e entram para“Empresa de Transportes Galamas, Lda.” Joaquim Monteiro Sérgio e Eduardo Marques Aguieira. No ano de 1944 aparecem dois anúncios publicitários: um na “Gazeta dos Caminhos de Ferro”, em 1944, já aparece a empresa “Raúl Galamas, Lda.”, com sede na Rua da Prata, em Lisboa, ao mesmo tempo em que é publicitada a “Empresa de Transportes Galamas, Lda.” na “Revista Municipal de Lisboa”, também de 1944. 

                                                  1944                                                                            1946

        

Entretanto em 1966

Especializando-se no serviço de mudanças no país e no estrangeiro adquiriu, para esse efeito, os mais aperfeiçoados carros da modalidade, podendo assim encarregar-se dos trabalhos mais dificultosos sem suscitar qualquer reclamação e de modo a executar com absoluta rapidez e perfeição todas as tarefas de que fosse incumbida.

Esta importante organização transportadora, instalada em edifício próprio, além de possuir guarda-móveis modernos com cabines individuais, único no país, tinha também amplos armazéns alfandegários e, em regime livre, garagem e oficinas de reparação. Para mais prontamente atender a sua clientela no Norte, montou no Porto uma filial, com sede na Rua das Fontaínhas, 193.

1943

                                           1940                                                                                       1944

 

site da “Empresa de Transportes Galamas, Lda.”, refere: «Passado pouco tempo, seria uma referência do mercado nacional e internacional, até aos dias de hoje. Sempre na família, hoje é já a terceira geração que gere a liderança da empresa, mantendo os valores de empreendedorismo, profissionalismo e, sobretudo, dedicação.

 

Instalações da “Empresa de Transportes Galamas, Lda.”  na Rua da Victoria, em Lisboa

Desde o começo da sua atividade, a Galamas, diferenciou-se por uma visão estratégica de investimento e evolução, acompanhando o mercado e as necessidades concretas dos seus clientes, antecipando-se com soluções inovadoras e eficientes de mudanças e transportes.

 

 

 

Camioneta da “Empresa de Transportes Galamas, Lda.” na fila para o ferry-boat em Cacilhas

Desde os longínquos anos 30 que o mundo não parou de mudar. E a Galamas faz parte da história e de muitas histórias compostas por mudanças. Por terra, ar ou mar, a nossa empresa garante segurança e competência nos seus serviços de Embalagem, Transporte e Armazenagem de património.

Por isso, são muitos os Particulares, Empresas / Multinacionais, Embaixadas, Instituições e  Organismos Públicos, entre tantas outras instituições, que confiam nos nossos serviços. Com uma cobertura internacional e uma rede de agentes prestigiados espalhados pelo mundo, as certificações que conquistámos são o testemunho do trabalho e competência dos nossos recursos humanos e logísticos.» in “Galamas"

 

 

As primitivas instalações na Rua da Vitória nº 10, mudaram para 18 km da capital, localizadas na Av. Salgueiro Maia,  em São Domingos de Rana numa área total de cerca de 15.000 m² com espaços distintos de escritórios e armazéns.

Instalações da “Empresa de Transportes Galamas, Lda.” em São Domingos de Rana

 

 

Acção de formação de funcionários e camion actual

Fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital, Galamas

6 comentários:

Ricardo Santos disse...

Galamas empresa de grande prestígio !
Aqui há uns anos, apareceu uma empresa de transportes e de mudanças lá pelas bandas do meu local de trabalho. Chama-se "Cá Vai Sintra" e além de achar um piadão ao nome, mesmo sem a conhecer senti-me confiante em chamá-la se um dia precisar de fazer uma mudança !
Abraço

Majo Dutra disse...

~~~
Muito interessante.
Desconhecia completamente.
Um Outono muito feliz.
~~~~~~~~~~~~~

José Leite disse...

Igualmente para si

Os meus cumprimentos

A Nossa Travessa disse...

Colecçãoamigos

Sou fã incondicional de vocês e tanto que já vos sigo. Gostarei de os ver por cá na NOSSA TRAVESSA. Talvez gostem. Mas atenção: lá não há uns restos de colecção... :-))) Bastam os vossos; e bem.

Abç do Leãozão

Leão Perplexo disse...

Olá! Gostei muito deste blog, que descobri a semana passada enquanto procurava autocarros da carris, antigos, de 2 andares. Aqui, para meu espanto, descobri a foto (aérea) da Galamas em S. Domingos de Rana. Por coincidência, moro a 500m. Tenho de lhe enviar a "foto aérea" (printscreen) que tirei pelo google-earth. Se achar algum email no seu blog, é o que farei. Abraço!

José Leite disse...

Já recebi seu e-mail
Grato pela sua gentileza

Os meus cumprimentos