21 de abril de 2016

Hotel Praia-Mar

O "Hotel Praia-Mar" foi inaugurado em 27 de Agosto de 1966, em Carcavelos, junto à praia e á estrada marginal, tendo sido mandado construir, em 1964, pelo seu proprietário o grupo "Hotéis Alexandre d’ Almeida".

“Hotel Praia-Mar” em 1966

 

Em construção

    

Recordo que este Grupo já era proprietário, nesta altura, do Hotel Metrópole” (1914), arrendatária do Palace Hotel do Bussaco (1917), proprietária do “Hotel Europa”(1921), em Lisboa, proprietária do Palace Hotel da Curia (1921) e proprietária do Hotel Astória”  (1926) em Coimbra.

1956

O “Hotel Praia-Mar”, tendo sido primeiro hotel urbano junto ao Oceano Atlântico, à altura da sua inauguração, estava equipado com ar condicionado, possuía 158 quartos, restaurante "Rosa dos Ventos" no 8º e último andar assim como o  "Bar Belavista", salas de conferências, salão de cabeleireiro e piscina.

29 de Dezembro de 1966

Interior do “Hotel Praia-Mar” aquando da sua abertura em 1966

 

 

Publicidade em 27 de Agosto de 1966 e em 28 de Outubro de 1967

 

O grupo “Hotéis Alexandre d’ Almeida”, em 2004 viria a investir cerca de 1,750 milhões euros, na completa remodelação estrutural e decorativa do “Hotel Praia-Mar”. Esta unidade de 4 estrelas, passou a oferecer 148 quartos, dos quais 6 suites e 75 com varanda privativa.

“Hotel Praia-Mar”, actualmente

 

 

Em 2012, “Grupo Lágrimas Hotels & Emotions ” e o grupo “Hotéis Alexandre d’ Almeida” anunciaram a sua fusão, através da criação de uma nova sociedade de seu nome “Thema Hotels & Resorts”, passando a deter um portfólio de 10 hotéis com um total de cerca de 700 quartos. A sociedade de gestão hoteleira é gerida por um conselho de administração que tem um presidente e um vice-presidente, com rotatividade anual, entre Alexandre de Almeida e o advogado José Miguel Júdice, gerindo uma equipa que conta com cerca de 400 colaboradores.

Portfólio do grupo “THEMA - Hotels & Resorts”

O grupo “Thema Hotels & Resorts”,  detém o arrendamento do  Palace Hotel do Bussaco”, o Palace Hotel” da Curia, o Hotel Astória” em Coimbra, o “Hotel Praia-Mar” em Carcavelos, o “Hotel Jerónimo 8”, o Hotel Metrópole”, em Lisboa, “Quinta das Lágrimas”, em Coimbra, oHotel Infante Sagres”, no Porto, o “Vila Monte” no Algarve e o “Hotel da Estrela”, em Lisboa.

fotos in: Arquivo Municipal de LisboaDelcampe.net, Hemeroteca Digital

3 comentários:

João Menéres disse...

No portfólio, falta o VILA MONTE...

José Leite disse...

Caro João Menéres

Esta "farm house" Vila Monte não consta da lista do grupo "Thema", depois de consultar o site institucional desta grupo.

Cumprimentos

Manuel Garrido disse...

NOS ANOS 60 OS RESTAURANTES DO AEROPORTO. DE LISBOA...