Restos de Colecção: Hotel de Inglaterra no Estoril

13 de janeiro de 2016

Hotel de Inglaterra no Estoril

O “Hotel de Inglaterra”, localizado na Rua do Porto, no Estoril, abriu as suas portas em 31 de Agosto de 1935, propriedade e gerência de José Fernandes Travassos, depois deste ter trabalhado no “Grande Hotel D’ Italia” e de manter a “Pensão Zenith”, ambos no Monte Estoril.

31 de Agosto de 1935

 

 

Anúncio de 1935 e etiqueta de bagagem

                                                                                                                     

Enquadramento do, ainda, “Chalet Sequeira” (à direita da foto dentro da elipse) no “Parque Thermal do Estoril”,com o futuro “Casino Estoril” em construção e que seria inaugurado em 15 de Agosto de 1931

O edifício do “Hotel de Inglaterra” tem origem no Palacete de Alexandre Nunes de Sequeira, projectado em 1919 pelo arquitecto António Rodrigues da Silva Júnior (1868-1937) num estilo “Belle Epoque”. «Este fora o primeiro edifício particular construído no Parque das Termas do Estoril e, em 1919, publicar-se-iam detalhes do projeto de três pisos, dois dos quais à superfície», cujos pormenores podem ser lidos nas duas páginas da revista “A Construção Moderna” a seguir disponibilizados.

“Chalet Sequeira”

Face ao sucesso da estância turística do Estoril, em meados dos anos 30 do século XX, o edifício seria ampliado e adaptado a novas funções de Hotel, o qual viria a abrir em 1935 com a designação de “Hotel de Inglaterra”.

Em 1937, a obra “Hoteis e Pensões de Portugal” listava, no perímetro de estudo, as seguintes unidades:  no Estoril, o Palácio Hotel”, o Hotel do Parque”, o “Hotel de Inglaterra”, oHotel Paris e, um novo, o “Hotel Europa” ; no Monte Estoril, o Hotel Atlântico”, oHotel Miramar”, o “Grande Hotel D’ Italia” e o “Grande Hotel” ;  em Cascais apenas o “Hotel do Globo”. Quanto a pensões, entre 1937 e 1939 foram constantes no Estoril a “Pensão Joanni”, a “Pensão Continental” e a “Casa Mar e Sol”; em 1937 ainda se nomeava a Estoril, ao passo que, em 1938, o até então “Hotel Astoria” surge despromovido, sendo novidades as “Pensão Beira Mar” e “Pensão Costa”. No Monte Estoril havia sete: a “Casa Burlington”, ”Pensão Boaventura”, “Pensão Londres”, “Pensão Monte Estoril”, “Pensão Panorama”, “Pensão Zenith” e a Pensão-restaurante “Stranger’s”, surgindo a “Pensão Royal” em 1939; Cascais contava apenas com a “Pensão Oceano”.

Mas como «nem tudo são rosas» … «espinhos» e mosquitos …

                  30 de Junho de 1936                                                                         1941

                    

O “Hotel Inglaterra”, foi sofrendo, ao longo das décadas, sucessivas reformas, melhoramentos e acrescentos de pisos ao edifício original, assim como a construção duma piscina exterior ainda nos anos 60 do século XX.

“Hotel de Inglaterra” com mais um piso nos anos 50 do século XX

Junho de 1941



Folheto gentilmente cedido por Pedro Madeira

Oferta hoteleira em 1956

Postal dos anos 60 do século XX e etiqueta de bagagem

                 

 

Actualmente, e depois das grandes obras  de 2006, o “Hotel Inglaterra” classificado de 4 estrelas oferece 69 quartos e 8 suites, piscina exterior, salas de reuniões e conferências, restaurante, bar, fitness center, estacionamento privativo, etc.

 

 

 

 

Publicidade actual

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Real Villa de Cascaes, Delcampe.net, Hotel Inglaterra

4 comentários:

João Menéres disse...

Belas e magníficas informações !
Tenho um gira-discos igual. É um HMV e o disco parece ser da etiqueta ODEON.

Ricardo Lima disse...

Lindo hotel.

Quem me dera um dia poder ir lá. :)

Maria João Mendes de Almeida disse...

O Hotel Inglaterra agradece tão magnifica homenagem e convida todos os interessados a visitarem-nos.

Carmo V. Romão disse...

A minha avó tinha um copo do Hotel Inglaterra. Agora está comigo.