19 de janeiro de 2016

Caminhos de Ferro Portugueses (21)

Rotunda no nó ferroviário do Entrocamento

O Entroncamento é o nó ferroviário mais importante do País, ligando-o de Norte a Sul e do Litoral ao Interior. A sua Estação Ferriviária foi inaugurada a 7 de Novembro de 1862, com a entrada ao serviço o troço entre Santarém e Abrantes do então denominado “Caminho de Ferro do Leste” .

Estação do Entroncamento

A Estação Ferroviária do Entroncamento possui, actualmente 7 linhas destinadas a passageiros, por onde chegam e partem constantemente comboios. Directamente para Lisboa partem, em dias de semana, 40 comboios, chegando a partir 3 comboios por hora nas chamadas «horas de ponta». Para o Porto, também em dias de semana, partem 15 comboios directos. Para além disso, a partir desta estação pode-se ir directamente para Coimbra, Tomar, Abrantes, Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Aveiro, Elvas, Paris ... e por vezes, até para o Algarve.

“Mappa do Caminhos de Ferro Portuguezes” de 1895

Passagem de nível de Algueirão-Mem Martins

Locomotiva diesel-eléctrica 1801, em 1968,  construída pela “The English Electric Company, Ltd”

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Museu Nacional Ferroviário, Biblioteca Nacional Digital

1 comentário:

João Celorico disse...

Caro, José Leite

Este post fez-me revisitar o passado. A estação do Entroncamento (visão nocturna) embora difusa ficou presa na minha memória de miúdo de pouco mais de 3 anos de idade aquando da minha migração para os arredores de Lisboa onde assisti (cerca de 1947) à inauguração da nova estação de Algueirão-Mem Martins, até ali um mero apeadeiro.
A foto dessa estação é tirada do lado de Mem Martins e deve reportar-se a fins dos anos 50 ou princípios de 60.

Cumprimentos,

João Celorico