3 de setembro de 2015

Hotel Esperança em Setúbal

A história do “Hotel Esperança”, localizado na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, e inaugurado em 28 de Fevereiro de 1964, começa em 1902. O, então, "Grande Hotel Esperança", propriedade da firma “Irmãos Lourenço e Lourenço”, abriu as suas portas em 1902.

Quanto às suas características, o anúncio publicado a seguir descrevia, assim, dias depois da sua inauguração:
«Além de uma optima casa de jantar, que póde comportar sessenta pessoas, dispõe de esplendidos quartos, aposentos magnificos para familias, sala de visitas, esmeradamente mobilada, bôas casas para banhos, enfim, reune todos os requisitos, que se podem exigir em estabelecimentos d'este genero.»

 

1915

Anos mais tarde mudaria a sua designação para “Pensão Esperança”

Depois deste edifício ter sido demolido, assim como o prédio contíguo, foi iniciada a construção, em 1962 do novo "Hotel Esperança". Projectado pelo arquitecto Francisco Botelho de Souza (1916-2010), com 76 quartos, restaurante, «boite» e jardim de inverno, seria inaugurado em 28 de Fevereiro de 1964.

No dia seguinte á inauguração o “Diario de Lisbôa” noticiava:

 «No seu primeiro dia de funcionamento, o Hotel Esperança recebeu quarenta hóspedes, que pernoitaram ali de ontem para hoje estando reservados aposentos para outros turistas, esperados ainda esta tarde, o que bem demonstra a utilidade do empreendimento e a falta que o mesmo fazia.»

     

Fotos por altura da sua inauguração

 

 

 

Em 2001, após profundas obras de modernização exterior e interior é reinaugurado com a nova designação “Hotel Esperança Centro” passando a ser explorado pela cadeia internacional "Luna Hotels & Resorts". Em 2002, obtinha a classificação de 4 estrelas, tendo em 2014 sofrido novas obras de remodelação e modernização. Passou a oferecer 15 quartos single 45 quartos duplos e 10 suites.

 

 

 

Fotos in:  Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Luna Hotels & Resorts

Sem comentários: