17 de junho de 2015

Pavilhão do Estádio Universitário de Coimbra

O “Pavilhão dos Desportos” (Pavilhão 1) do “Estádio Municipal de Coimbra”, foi inaugurado em 15 de Abril de 1967. Este pavilhão gimnodesportivo foi projectado pelo arquitecto Alberto Pessoa que já tinha utilizado o mesmo projecto no “Pavilhão Gimnodesportivo” do “Estádio Universitário de Lisboa”, inaugurado em 19 de Maio de 1966, e no “Pavilhão  Desportivo da Ajuda” na Calçada Tapada, em Lisboa.

“Pavilhão dos Desportos” (Pavilhão 1) do “Estádio Municipal de Coimbra”

Fase de acabamentos da sua construção

 

Panorâmica do “Estádio Universitário de Coimbra” ainda em fase de acabamentos, e a “Ponte de Santa Clara

Cerimónia de inauguração, pelo Ministro da Educação Nacional, Dr. Inocêncio Galvão Teles, em 15 de Abril de 1967

    

    

Recordo que, início da atividade desportiva no “Estádio Universitário de Coimbra” (EUC) teve lugar a 13 de Fevereiro de 1963. Implantado numa área de cinco hectares, tem como finalidade a actividade desportiva orientada e promovida pelaAssociação Académica de Coimbra”.

A concepção do “Pavilhão dos Desportos” (Pavilhão 1) do “Estádio Municipal de Coimbra” previu alternativas de utilização simultânea. Os balneários foram construídos posteriormente e activados três anos depois, sendo promovida a adaptação de bancadas amovíveis para melhor responder aos grandes eventos. O Pavilhão converteu-se na principal sala de desporto de Coimbra, onde o Basquetebol, o Voleibol e o Andebol disputavam competições nacionais ao mais alto nível.

Características e actividades desportivas actuais:

Área desportiva - 70m x 24m / Altura - 8m
Bancadas: 1.000 lugares

Campo Central - Patinagem, Badminton
Topo Oeste - Basebol, Taekwondo 
Topo Este - Boxe, Parede de Escalada
Sala de Boxe - Boxe
Sala de Halterofilia - Halterofilia

 

 

Como já foi referido no início deste artigo, o “Pavilhão Desportivo da Ajuda” localizado na Calçada Tapada, em Lisboa, foi também projectado pelo arquitecto Alberto Pessoa.

Características e actividades desportivas actuais do “Pavilhão Desportivo da Ajuda” :

Área desportiva - 70m x 24m / Altura - 8m
Campos - 3 em piso sintético (2 laterais e 1 central)
Bancadas: 1.000 lugares

Espaço central - 40m x 20m (medidas oficiais) - permite prática oficial de: Andebol, Basquetebol , Futsal, Voleibol
Espaços laterais - 20m x 13m (medidas não oficiais) - permite prática de atividades Gímnicas, Treino, Andebol, Basquetebol, Voleibol.

Exteriores do “Pavilhão Desportivo da Ajuda” por altura da sua conclusão

 

Devido ao adiantado estado de degradação de todo o complexo desportivo do “Estádio Universitário de Coimbra”, está em fase de concurso para a adjudicação das obras de renovação deste “Pavilhão 1”. Já aquando da candidatura de Coimbra aos “Jogos Europeus Universitários” (Jogos EUSA) de 2018, que acabou por vencer, quer o reitor da “Universidade de Coimbra”, quer o presidente da Câmara de Coimbra, tinham salientado a importância do evento para se reabilitar este complexo desportivo.

 

 

Nota: Acerca da história da “Associação Académica de Coimbra”, fundada em 3 de Novembro de 1887, consultar neste blog o seguinte link: “Associação Académica de Coimbra”.

Fotos in: Arquivo Municipal de LisboaBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Coimbra

1 comentário:

Nina Light disse...

Obrigada por estes retalhos de passado - trazem memórias, alguns.