5 de março de 2015

Curiosidades Automobilísticas (19)

Automóveis “Studebaker” Lark de 1963, no stand da “C. Santos, SARL” na Avenida da Liberdade, em Lisboa

Oficina e loja de peças e acessórios para veículos “Mercedes-Benz”, nas Caldas da Rainha

A propósito desta loja, situada nas Caldas da Rainha, de referir que ficava ao lado da central de camionagem da "Capristanos" - empresa fundada no Bombarral, por Artur Capristano em 1933 - inaugurada em 19 de Fevereiro de 1949 e obra do arquitecto Camilo Korrodi. Era considerada na altura «a mais luxuosa central rodoviária da Península Ibérica e uma das melhores da Europa». O edifício mais que uma estação de autocarros, era um autêntico centro comercial pois possuía escritórios, restaurante, café, sala de espera, bilheteiras, tabacaria e barbearia. A instalação da “Capristanos” nas Caldas da Rainha completou-se com um bairro de empresa, onde os motoristas, os cobradores, os empregados de escritório e os mecânicos residiam.

Garagem Capristanos

Três empresas já exploraram o  local: “Capristanos”, “Claras” (que tinha adquirido a “Capristanos” em 1961), “Rodoviária Nacional” . Actualmente é explorada pela “Rodoviária Tejo”.

“Mercedes” 220 D station-wagon

 

As fotos da viatura anterior foram tiradas junto à Matinha. Na foto da esquerda, ao fundo avista-se a Fábrica de Gás da Matinha”.

Loja de peças e acessórios para automóveis representados pela “A.M.Almeida, Lda.” na Rua Actor Tasso

Fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

2 comentários:

Luis Eme disse...

grato pelas memórias da minha Cidade Natal.

José Leite disse...

Caro Luís Eme

Não tem que agradecer. Foi um prazer.

Cumprimentos

José Leite