7 de dezembro de 2014

Pousada de Óbidos

A “Pousada de Óbidos, Castelo de Óbidos” está inserida no castelo medieval da Vila de Óbidos, desde 1951 ano da sua abertura, marcando o início da exploração do Património Classificado por parte da empresa “Pousadas de Portugal”.

 

Em 1948 teria início a construção da pousada, conforme projecto do arquitecto João Filipe Vaz Martins, tendo a conclusão da adaptação a pousada de turismo pela “Direcção dos Serviços dos Monumentos Nacionais” ocorrido em 1950.

 

 

Procedeu-se ao equipamento da então denominada “Pousada do Castelo”, que oferecia 9 quartos, sendo os desenhos para o mobiliário de madeira feitos pelos arquitectos Fernando Augusto Peres de Guimarães e por Luís Benavente, com a colaboração na parte decorativa e distribuição do mobiliário do arquitecto Leonardo Castro Freire. A compra do equipamento e mobiliário foi efectuada pela “Comissão para a Aquisição de Mobiliário”, e foi fornecido pela “Fábrica de Móveis Aséta”, do Porto, ficando como concessionária desta pousada a actriz Luíza Satanela (Paola Luísa Maria Oliva).

 

 

A 21 de Fevereiro de 1980 a “Pousada do Castelo”, passa para a gestão da “Enatur, S.A.”

Eleita como uma das “Sete Maravilhas de Portugal”, Óbidos está rodeada de um ambiente fantástico, cheio de história, lendas e segredos.  Em 2012, a “Pousada de Óbidos”, foi profundamente remodelada e redecorada,  ganhando mais oito novos quartos, apresentando um total de 17 quartos. Estes quartos localizam-se numa nova ala, junto ao Castelo, oferecendo muita luz natural, lareira para os dias frios e uma decoração clássica, sendo que dois deles tem ainda uma magnífica vista para a fortaleza. Os novos quartos, com nomes de Reis e Rainhas,  que passaram pela vila histórica de Óbidos, – como o Rei D. Diniz e a Rainha Santa Isabel que aqui ficaram na sua noite de núpcias - juntam-se aos existentes nove quartos, decorados ao estilo medieval, com camas de dossel e paredes em pedra, criando um ambiente único, que lembra príncipes e princesas.

 

 

 

 

Actualmente a “Pousada de Óbidos, Castelo de Óbidos”, é pertença da empresa “Pousadas de Portugal” por sua vez membro da empresa "Pestana Turismo".

fotos in: Delcampe.net, SIPA, Pousada de Óbidos-Castelo de Óbidos

2 comentários:

Ivete Ferreira disse...

Sigo o seu blog há algum tempo. Gostei particularmente do que hoje publicou, pois faz referência ao nome de meu Pai, João Filipe Vaz Martins.

Ivete Vaz Martins Ferreira

Anónimo disse...

Boa tarde! Fui na pousada de Óbidos recentemente e gostaria de saber nome do arquitecto que fez a remodelação em 2012.