24 de setembro de 2014

Rallye Nacional de Miramar em 1949

Entre 26 e 28 de Agosto de 1949 disputou-se o “II Rallye de Miramar” e, como o nome indica, teve lugar em redor da praia de Miramar (Vila Nova de Gaia) no norte de Portugal. A prova, promovida pela secção regional Norte do “Automóvel Clube de Portugal” , foi vencida pela equipe formada por Jorge Seixas e Martinho Lacasta, num «Allard» M Type.

31 de Julho de 1949

       26 de Agosto de 1949

       «Allard» K1 Type de Jorge Seixas / Martinho Lacasta                               «Austin» Atlantic 90 Cabriolet

 

         «Alfa Romeo» 6C 2500 Pininfarina Sport Cabriolet                    «Alfa Romeo» 6C 2500 Sport Touring, de 1947

 

Na foto anterior: Jorge Seixas- Allard M Type - Manuel Nunes Santos/Jaime Rodrigues - BMW 328 Coupé - Dr. Oliveira Martinho- BMW 327

                                      «Allard» K1 Type                                                                    «Jaguar» SS 100

 

                                  «BMW» 328 Coupé                                                             «Simca» 8  1100, de 1948

 

Quanto aos resultados finais deste Rallye, e graças á gentileza de Ângelo Fonseca, consigo hoje, em 23 de Novembro de 2014, finalmente fornecê-los:

Classificação Geral:

1º - Martinho Lacasta em “Allard” V-8
2º - José Soares Cabral em “Allard” V-8
3º - Manuel Nunes dos Santos em “BMW”
4º - Clemente Menéres e António Joaquim Correia em “Ford”
5º - Ernesto Matorell em “Jaguar”

Categorias:

1ª Categoria

1º - Martinho Lacasta em “Allard” V-8
2º - José Soares Cabral em “Allard” V-8
3º - Manuel Nunes dos Santos em “BMW”

2ª Categoria

1º - Simon Knudsen Hansen em “H.R.G.”
2º - António Duarte Lopes em “Peugeot”
3º - José da Costa Oliveira em “Lancia”

3ª Categoria

1º - Joaquim Filipe Nogueira em “Simca”
2º - João Bizarro Soares e Cap. Francisco Nazareth em “Simca”
3º - João Bello Ortigão Ramos em “Simca”

Nota: Muito agradeço a Vera Futscher Pereira, proprietária do blog “Retrovisor” na gentil cedência das fotos, a Pedro Ferreira a sua habitual colaboração na identificação dos automóveis, assim como a seu irmão João Ferreira. Igualmente grato a Ângelo Fonseca na informação das classificações finais.

Fotos in: Retrovisor, InterClássico

6 comentários:

João Celorico disse...

Caro José Leite,
ou muito me engano, ou o Joaquim Fonseca Nogueira, referido no lote de concorrentes, é o que foi o bem conhecido Joaquim Filipe Nogueira. Isto porque ele e os também aqui referidos, Ernesto Martorell, Nunes dos Santos e Manuel Palma, entre outros, eram nomes bem badalados durante a década de 50. Deduzo que, ou é uma gralha do jornal ou que ele, ainda pouco conhecido, seria identificado por Joaquim Fonseca Nogueira.

Eram tempos em que, para o Rallye de Monte Carlo, até havia partidas de Lisboa.

Cumprimentos,
João Celorico

José Leite disse...

Caro João Celorico

É possível que tenha razão.

Vou investigar melhor ...

Cumprimentos

José Leite

João Celorico disse...

Caro José Leite,
já tive a confirmação do meu pressentimento. "Um jovem, quase desconhecido, Joaquim Filipe Nogueira,deu nas vistas ao vencer a III categoria, ao volante de um "Simca"".

Cumprimentos,
João Celorico

José Leite disse...

Caro João Celorico

Grato pela sua disponibilidade.

Já agora, se não fosse muito íncomodo, não me consegue fornecer a classificação final do rallye, para completar o artigo como deve ser?

Os meus cumprimentos

José Leite

João Celorico disse...

Caro José Leite,
Muito gostaria de dar a informação que me pede mas eu entrei neste “post” apenas porque o meu “disco rígido” ainda me levou até ao fim dos anos 40 e seguintes, e onde esses nomes, e outros, me foram ficando gravados. Claro que quanto à classificação geral, este meu “disco rígido” não tem essa capacidade. No entanto, posso adiantar, ajudado pela “santa internet”, (www.oestadodasartes.blogspot.pt), que “Manuel Nunes dos Santos, acompanhado por Jaime Rodrigues, levaria o BMW 328 até ao 3º lugar da classificação geral.” E, algo me leva a crer que, pela foto do seu “post”, o 2º classificado terá sido o Dr. António de Oliveira Martinho, em BMW 327!

Por ora, é o que se me oferece dizer.

Cumprimentos e disponha sempre,

João Celorico

José Leite disse...

Caro João Celorico

Eu pensei que tivesse lido ou recorrido a algum documento em que estivesse lá a classificação final.

Peço desculpa pelo meu "abuso" ...

O meu "disco rígido" também já não é o que era ....

Cumprimentos

José Leite