Restos de Colecção: Casa de Modas “A. Serra”

25 de julho de 2014

Casa de Modas “A. Serra”

A casa de modas "A. Serra", situada na rua de São Nicolau 121-127, esquina com a Rua Nova do Almada, em Lisboa,  propriedade de Alfredo Balga e Serra, abriu as suas portas no início de 1916. Nas fachadas deste estabelecimento lia-se a diversificada oferta de artigos: «Modellos», «Vestidos», «Chapeus», «Enxovais», «Tecidos», «Pelles». Além da loja no piso térreo, ocupava também o primeiro piso do edifício.

                                     Casa de modas “A. Serra”                                                Proprietário, Alfredo Balga e Serra

  

«Sem favor, a casa a que nos referimos, é a melhor no genero e a mais preferida pelas senhoras da nossa primeira sociedade. É ali que vão procurar as suas graciosas "toilettes" que teem um cunho de bom gosto e de distinção inegualaveis e que são um verdadeiro primor artistico.»

                                     Salão de vendas                                                                     Salão de espera

 

Salão de exposição dos modelos de chapéus

                Salão de exposição de modelos de Paris                                                  Atelier de costura

 

Atelier de Costura

 

«Mas o seu proprietario, que tem um espirito de arrojadas iniciativas, tentou transformar o seu acreditado estabelecimento n'uma casa "chic", que pudesse rivalizar com as congeneres do estrangeiro, e, devido á sua vontade de ferro, conseguiu-o transformando-a n'um paraiso, tornando-a no mais "chic" estabelecimento de toda a Lisboa.
Eis, pois, Lisboa dotada de mais um estabelecimento "chic", unico no genero, cuja falta se fazia sentir n'uma capital como Lisboa, felicitando nós o sr. Alfredo Balga e Serra por tão arrojada iniciativa, digna dos maiores proventos». citações na revista “Illustração Portugueza”

Como se pode observar na 1ª foto deste artigo, a seu lado e na Rua Nova do Almada, ficava a casa de “Viúva de José Alexandre de Senna”,  futura “Casa Senna”, que ainda se mantem no mesmo lugar como pode ser testemunhado nas fotos a cores mais abaixo.

Casa de “Viúva de José Alexandre de Senna” futura “Casa Senna”

Aspecto e enquadramento actuais do local onde funcionou a loja “A. Serra”

 

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa

Sem comentários: