30 de maio de 2014

Desfile de Sapadores Bombeiros em 1931

O dia 13 de Maio de 1931, foi consagrado à "Festa da Cidade" de Lisboa. A comissão administrativa da “Câmara Municipal de Lisboa” elaborou um programa que, no qual, figuravam como números principais a parada do material de combate a incêndios do “Batalhão de Sapadores Bombeiros”, na Praça do Comércio e a uma exposição de flores no “Parque Eduardo VII”.

A parada, que foi animada pela banda da Marinha, foi constituída pelas seguintes viaturas:

«15 prontos socorros "Mercedes Benz", 5 carros para comandantes de companhia, 2 carros para 1º e 2º comandantes, 2 carros auto-tanques, 4 "Magyrus" mecânicos, 1 auto-mangueiras, 2 camionetas, 1 bomba "Romania", carroças de regas, (tipo inglês), camions de regas, lixo e distribuição de carnes; galeras, tractores, escavadoras, celindros, britadeiras, etc.» in: “Diario de Lisboa”

Nesta parada,  também foi incluído o primeiro material volante dos serviços municipais adquirido durante os primeiros cinco anos da vigência da comissão administrativa do município - desde o 28 de Maio de 1926 - , a fim de ser apreciado pelo Chefe de Estado General Óscar Carmona. Acompanharam-no neste evento o Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa o general Vicente de Freitas, comandante Quirino da Fonseca e Franco e capitão Francisco Vilar comandante do “Batalhão de Sapadores Bombeiros”, além de outras individualidades.

 

Lembro que tinha sido no ano anterior, em 1930, que o “Corpo de Bombeiros Municipais de Lisboa”, criados em 1852 e entretanto renomeados de “Corpo Municipal de Salvação Pública” em 1926, foi transformado em “Batalhão de Sapadores Bombeiros”.

Esta parada teve início com um desfile de viaturas do “Batalhão de Sapadores Bombeiros” desde a Rotunda à Praça do Comércio fazendo uma demonstração no Rossio.

 

 

  

 

 

Começando por afirmar que «alguma coisa ha em que, daqui por diante, Lisboa se poderá orgulhar de possuir o melhor da Europa.», aqui fica a página do “Diario de Lisboa”, do mesmo dia, acerca do “Batalhão de Sapadores Bombeiros” de Lisboa.

DL.1

Exemplos e carros de combate a incêndios que desfilaram, no quartel do “Batalhão Sapadores de Bombeiros” da Graça

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa

Sem comentários: