26 de fevereiro de 2013

Restaurante - Cervejaria "Solmar"

O restaurante-cervejaria "Solmar" foi inaugurado em 12 de Dezembro de 1956, na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa. Viria a ocupar o espaço do extinto, “Club Arcádia”, um dos famosos Clubs Nocturnos de Lisboa.

 

Os irmãos galegos António e Manuel Paramés, deram início a este empreendimento em 1954, ao encomendarem aos arquitectos Bevilaqua, Botelho e Curado do gabinete do Professor Jorge Pinto, o projecto de arquitectura da que viria a ser a maior e melhor marisqueira do país.                                                                 

Para alcançar esse objectivo, os seus proprietários construíram um viveiro de marisco no Guincho, que ainda hoje existe, podendo assim controlar a qualidade e quantidade de muito do marisco a servir neste estabelecimento.

Sendo o primeiro restaurante de Lisboa a ser considerado de «utilidade turística», teve o seu mobiliário fornecido pela já desparecida e prestigiada empresa "Móveis Olaio".

 

Fotos dos finais dos anos 50 do século XX

 

 

                    Capa do Menú                                                           Postal publicitário de 1956

        

1966

No dia da inauguração podia-se ler num artigo do "Diário de Lisboa":

«O amplo salão restaurante "Solmar", que dispõe de uma grande galeria e tem ao centro, além de uma interessante fonte luminosa, um aquário, tem a fazer de fundo e valorizá-lo um admirável painel - da fauna marítima - em cerâmica esmaltada, género inglês, da autoria do artista Jorge Pinto».

«A convite dos proprietários do novo restaurante, o sr. Carlos Alberto Pereira da Rosa, que representava seu pai, sr. João Pereira da Rosa, cortou a fita simbólica.
Durante o magnífico lanche, fornecido aos convidados, foram distribuídos pela sra. D. Rosa Ferreira Cabral, proprietária da "Casa Copélia", lindas rosas, cravos e orquídeas ás numerosas senhoras convidadas».

   

Já tendo comemorado o cinquentenário da sua existência, ainda hoje mantém praticamente intacta a decoração interior original de 1956.

  

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Solmar, Delcampe.net

Sem comentários: