19 de dezembro de 2011

Hotel Mundial

O “Hotel Mundial”, localizado na Praça Martim Moniz em Lisboa, foi inaugurado em 3 de Dezembro de 1958. Propriedade da “Sociedade Hoteleira de Turismo Sotelmo” , foi projectado pelos arquitectos Porfírio Pardal Monteiro e Elísio Sumavielle. Edifício inicialmente concebido para ser a  sede da Companhia de Seguros "A Mundial",  foi em 1958 adaptado para hotel, continuando o edifício propriedade desta companhia de seguros.

Na altura da sua inauguração, possuía 150 quartos todos com casa de banho privativa , telefone, rádio, televisão e ar condicionado.

Contava também com dois bares: o Bar "Americano" no rés-do-chão, e o "Oriental" instalado no terraço com solário ajardinado.

                                      Bar “Americano”                                                                   Bar “Oriental”

 

Prato em louça

                                    Sala de Reuniões                                                                 Sala de jantar

 

Publicidade no dia da inauguração, a 3 de Dezembro de 1958

Depois de ter passado ao longo destes anos por várias fases de remodelação e ampliação, tendo sido a última em Maio de 2004. Hoje em dia oferece 350 quartos, incluindo 3 suites e 5 júnior suites.

O “Hotel Mundial” continuando propriedade da “Sotelmo, S.A.”, presentemente de 4 estrelas, dispõe de 2 restaurantes, o restaurante «Varanda de Lisboa» no 8º andar, com uma magníficia vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa e o restaurante Jardim do Mundial, no 1º piso. Dispõe igualmente de 6 salas de reuniões.

Dispõe também de um Bar e uma Cave de Vinhos, com visitas guiadas por experientes escanções.

“Hotel Mundial” actualmente, na também renovada Praça Martim Moniz

 

 

A “Sotelmo, S.A.” adquiriu, em Abril deste ano, o Hotel Portugal, situado ao lado do Hotel Mundial. Num investimento que ronda os 10 milhões de euros, a Sotelmo vai abrir a unidade no segundo semestre de 2012, com a classificação de quatro estrelas. O Hotel terá 54 quartos, bar e sala de pequenos-almoços e vai usufruir de alguns serviços do Hotel Mundial, como o estacionamento e os restaurantes.

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

2 comentários:

José Manuel Vilhena disse...

Tem aqui coisas lindíssimas.Parabéns pela qualidade.

José Leite disse...

Caro José Vilhena

Muito obrigado pelo seu amável comentário

Cumprimentos

José Leite