22 de julho de 2011

“Wagons-Lits” em Lisboa

“Compagnie Internationale des Wagons-Lits et des Grands Express Européens”, em português “Companhia Internacional das Carruagens-Cama e dos Grandes Expressos Europeus”, ou simplesmente “Wagons-Lits”, foi fundada por o belga Georges Nagelmackers em 1872 . Foi a primeira empresa a disponibilizar carruagens-cama e vagão-restaurante nos finais do século XIX e princípios do século XX.

                                                       

Com a garantia de em Janeiro de 1907 o "Sud-Express" ter uma frequência diária, a associação “Propaganda de Portugal”, conseguiu um acordo com a “Compagnie Internationale des Wagons-Lits et des Grands Express Européens” a composição de um quarto comboio rápido semanal - o "Sud-America Express" - que saía da estação central do Rossio todas as quintas feiras, que era o dia seguinte ao da entrada do paquete proveniente da América do Sul na véspera. O primeiro comboio partiu na manhã do dia 21 de Junho de 1906, ao qual assistiram os directores e sócios da "Propaganda de Portugal".

                                   “Sud-America Express” na sua partida inaugural, em 21 de Junho de 1906

                                      

                                                             Uma carruagem desta empresa, em Portugal

                                       

Agência da "Wagons-Lits", na Avenida da Liberdade em Lisboa

       
 
Agência da "Wagons-Lits", foi inaugurada na Avenida da Liberdade a 8 de Maio de 1948, em Lisboa pelo Chefe de Estado General Óscar Carmona. O projecto foi dos arquitectos Carlos Ramos e George Marshall. O mobiliário fornecido pela empresa Olaio

Interior da Agência na Avenida da Liberdade

 

 

Impressionado com os comboios nocturnos “Pullman” americanos, numa viagem que fez aos EUA entre 1867 e 1868, decidiu no seu regresso criar uma rede do género na Europa. Em 1874 funda a “Compagnie Internationale des Wagons-Lits” e a “Grands Express Européens”. A fusão destas duas companhias dar-se-ia dez anos mais tarde.

Em 1894 é criada a “Compagnie Internationale des Grands Hotels” como subsidiária, tendo para oferecer uma cadeia de hoteis luxuosos nas maiores cidades europeias e mundiais desde Paris a Pequim.

Sediada presentemente em Paris, a  “Wagons-Lits” proporciona serviço de restaurante e catering nos comboios nocturnos e diurnos na Áustria, Itália, Espanha e Portugal, e no Eurostar de Reino Unido.

         

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Em 1991 a “Wagons-Lits” foi adquirida pela cadeia de hoteis multinacional francesa “Accor”.

                                                                  “Sud-Express”, de partida de Lisboa

                                             

Principais comboios da “Wagons-Lits”:

- “Orient Express” (Expresso do Oriente), iniciado em 1883, ligando primeiramente, três vezes por semana, em cada direcção, as cidades de Paris e Istambul na Turquia.
- “Nord Express”, iniciado em 1884, ligando paris a St. Petersburg na Rússia, via Alemanha e Polónia.
- “Sud Express”, iniciado em 1887, ligando Paris a Lisboa, que em conjunto com a Nord Express ligava St. Petersburg à costa mais ocidental da Europa, à cidade de Lisboa. Os passageiros aqui chegados podiam apanhar os vapores para as Américas.
- “Transsibérien” (Trans-Siberiano), ligando Vladivostok a Pequim. Esta viagem demorava 1 semana em cada direcção.

        

Em 1997 o departamento de viagens de turismo e lazer da “Wagons-Lits”, fundiu-se com a americana “Carlson Travel Network”, dando origem à nova companhia “Carlson Wagonlit Travel”. É esta nova companhia que ocupa presentemente as instalações da “Wagons-Lits”  na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os: Tran-Siberiano;o Expresso do Oriente,que tão
celebres se tornaram,mereceram honras de romances e filmes de acontecimentos(ficção?)pas_
sados a bordo,dessas composições ferroviarias.
Carlos nabeiro.