Restos de Colecção: Paço D’Arcos

7 de dezembro de 2010

Paço D’Arcos

Freguesia do concelho de Oeiras que foi elevada a Vila em 7 de Dezembro de 1926 (faz hoje 84 anos).

A título de curiosidade, informo que o famoso e emblemático Arco da Rua Augusta, no Terreiro do Paço, em Lisboa,  foi construído com pedra de Paço de Arcos. Esta vila também está ligada ao Patrão Joaquim Lopes, que ficou famoso pelos seus salvamentos aos naufrágios que ocorriam. Era uma zona balnear muito importante e que atraía a média e alta burguesia da capital, até meados do século XIX, quando Cascais começa a ganhar protagonismo, sobretudo a partir do reinado de D.Luís I.

Ao visitar o blogue “Remo e História” fiquei sabendo que foi em Paço D’Arcos que se deram os primeiros passos, a par de Lisboa para a implantação da prática do remo em Portugal, e da realização dos primeiros eventos náuticos.

Postais que não necessitam de legendas ….

 

  

 

   

De referir que na última foto, o troço de estrada, então de terra batida, é o mesmo que ainda hoje serve a Estrada Marginal.

1 comentário:

Carlos Henriques disse...

Boa Noite,

Engraçado que não fazia ideia do aniversário de Paço de Arcos, obrigado por nos elucidar, e o meu Post de ontem foi também sobre esta Vila, onde o Remo e a Vela deram os primeiros passos com Regatas organizadas pelo Conde de Alcaçovas.
Coincidências...

Carlos Henriques