Restos de Colecção: Carrosserias Murteira

9 de agosto de 2009

Carrosserias Murteira

Quando hoje se fala em Salvador Caetano como carroçador de camionetes e autocarros de passageiros poucos sabem que antes desta empresa existiu um outra chamada “Murteira - Fábrica de Carrosserias”, além de outras evidentemente. Fabricava quase todas as carroçarias para autocarros de passageiros em Portugal. Depois surgiu a UTIC, Salvador Caetano, Camo entre outras.

Esta fábrica situava-se no lugar de Souto em Vila da Feira. De reparar na foto anterior a famosa "arrastadeira" da “Citroên” pertença do sr. Adalberto da Silva Murteira. Quando este modelo foi apresentado em Portugal a “Citroên” oferecia um prémio a quem conseguisse voltar de “pernas para o ar”  um automóvel destes ... e houve um condutor que conseguiu na Av. da Liberdade

Nesta foto o senhor de costas com chapéu, é o fundador o Sr. Manuel da Silva Murteira

“Esqueleto” de uma carosseria


Autocarro carroçados pela “Murteira - Fábrica de Carrosserias”

 

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem!!!
É bom saber que ainda há quem reconheça o trabalho do meu bisavô!
Já agora... onde conseguiu essas fotos?
Estas são apenas algumas das pequenas reliquias do espólio da nossa famila :)
Se calhar, fui eu mesma que as publiquei na net...
Já agora... passo a informar, que o Senhor Manuel da Silva Murteira, o fundador das Carroçarias Murteira, é o senhor que está de costas, na 2.ª foto, com chapéu. E a referida arrastadeira da 1.ª foto, pertencia a Adalberto da Silva Murteira, meu avô.
Cumprimentos
Sandra Murteira

Anónimo disse...

prima pela primeira vez vejo estas fotas sei que teu pai tinha várias fotas do avô e meu bisavô bisavô.se te fosse possível me reencaminhares eu agradecia para ver se ainda ia a tempo de as colocar no meu segundo livro que está no Brasil na faze de separação de páginas.fiz questão de ser feito o prefácio por um neto de Joaquim da Silva MRTEIRA.Jitos para toda família. PS se souberes quem era os pais de Manoel da Silva Murteira casado com Jana Rosa de Jesus ficaria muito contente para colocar no livro e na arvore genealógica.JITOS PARA VÓS.



Abel Valete Murteira disse...

Sandra manda -me essas fotos que gostaria imenso de as publicar no meu livro que está prestes a sair no meu segundo livro, é mais uma grande prova da nossa descendência.Como pioneiros das carrocerias em PORTUGAL.JITOS. Se tiveres mais nomes acima de Manuel da Silva Murteira agradeço para ver se consigo ver donde somos oriundos.